Empreendedorismo
5 dicas para lidar com feedbacks negativos
Aprenda a transformar esses retornos em oportunidades de crescimento profissional
O feedback no ambiente de trabalho é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional e o sucesso das empresas. Ao proporcionar uma comunicação clara sobre desempenho, ele permite que colaboradores reconheçam seus pontos fortes e identifiquem áreas de melhoria.
“É importante que o funcionário tenha sempre um feedback, independentemente de o resultado ser bom ou ruim. Cada equipe deve ter o retorno do seu líder de acordo com suas demandas”, aconselha Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da Payleven.
Contudo, quando se trata de um retorno negativo, muitos funcionários têm dificuldades para lidar com isso, encarando como uma falha pessoal ou como uma possibilidade de prejuízos profissionais. Logo, para manter o equilíbrio e a saúde mental, é importante saber como lidar com feedbacks desafiadores. A seguir, veja como!
Ao receber um feedback negativo, é importante controlar as emoções e evitar respostas impulsivas. Escute atentamente o que está sendo dito, sem interromper. Isso demonstra profissionalismo e permite compreender os pontos levantados, o que é fundamental para melhorar o desempenho.
“Uma escuta verdadeira implica estar presente, e a presença parece pouco comum nos tempos atuais, quando estamos em vários locais ao mesmo tempo”, opina a psicóloga Laíra Batista Gama.
2. Adote uma postura aberta e receptiva
Receber críticas nem sempre é fácil, mas é fundamental enxergá-las como uma oportunidade de crescimento. Manter uma atitude aberta à sugestão mostra maturidade e disposição para evoluir. Reconhecer falhas e estar disposto a corrigir pode transformar feedbacks negativos em aprendizado.
3. Faça perguntas para esclarecer pontos
Se alguma parte do feedback não ficou clara, faça perguntas. Isso ajuda a entender melhor as expectativas e os pontos de melhoria. Pedir exemplos concretos também pode auxiliar a visualizar o que deve ser ajustado, tornando esse retorno mais objetivo e aplicável.
4. Evite levar para o lado pessoal
Um dos maiores desafios ao lidar com críticas é não as internalizar como um ataque pessoal. Lembre-se de que o feedback é voltado para o seu desempenho profissional, não para quem você é como pessoa. Separar esses aspectos ajuda a manter o foco nas melhorias necessárias sem abalar a autoestima.
5. Crie um plano de ação
Após receber o feedback, o próximo passo é elaborar um plano de ação para corrigir as falhas apontadas. Defina metas claras para melhorar os pontos destacados. “Metas são objetivos específicos de algo que queremos alcançar. Da vida pessoal à profissional, as metas ajudam pessoas a chegar ao que elas desejam. Para ter menos ansiedade, a palavra-chave é planejamento”, explica a psicóloga Vanessa Gebrim, especialista em Psicologia Clínica pela PUC-SP.
Empreendedorismo
8 dicas para alavancar as vendas na Black Friday
Veja como algumas estratégias podem ajudar a alcançar e fidelizar mais clientes
A Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, neste ano, acontecerá no dia 29. Em 2024, está prevista uma alta movimentação do varejo. 66% dos brasileiros planejam participar do evento, aproveitando, assim, as promoções, de acordo com um levantamento da Wake em parceria com o Opinion Box.
Entre as categorias mais procuradas, estão as de eletrônicos e informática, seguida por eletrodomésticos e eletroportáteis. Impulsionada prioritariamente pelo planejamento e pela busca estratégica por descontos em produtos de alto valor, a Black Friday deste ano reflete ainda mais a crescente digitalização do consumo e a preferência dos consumidores por marketplaces.
Por isso, abaixo, confira dicas essenciais para alavancar as vendas e, ainda, fidelizar novos clientes neste período. Confira!
1. Prepare o seu estoque
Para evitar problemas de falta de produtos, é imprescindível organizar o estoque com antecedência, afinal o intuito da data é vender mais e, consequentemente, ter um volume maior de saídas em relação aos demais períodos. “Faça uma análise detalhada dos itens mais vendidos e, se possível, ofereça descontos progressivos”, sugere Diogo Olher, fundador e vice-presidente de Marketing e Digital Business da Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Digital Commerce do Brasil.
Segundo ele, essa estratégia ajuda a minimizar frustrações dos clientes e perdas de vendas, além de aumentar o ticket médio e o faturamento. “Idealizar promoções irresistíveis e planejar estrategicamente as campanhas é fundamental para o sucesso do negócio frente à concorrência”, aponta.
2. Ofereça opções flexíveis de entrega e devolução
A flexibilidade nas opções de entrega e devolução é fundamental para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Logo, as empresas devem disponibilizar diferentes métodos de entrega, como expressa ou em pontos de coleta.
“Quando nos adaptamos aos horários e preferências dos clientes, demonstramos o quanto valorizamos sua interação com a marca. Isto atrai os consumidores, além de garantir uma experiência fluida e satisfatória desde o momento em que ele navega pelo site até receber o produto”, destaca Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina.
Inclusive, segundo o especialista, simplificar o processo de devolução dos produtos com políticas claras e sem complicações ajuda a aumentar a confiança dos consumidores no negócio.
3. Entregue uma boa experiência para seus clientes
Para fidelizar clientes e reter ainda mais o número de consumidores da sua marca, investir em experiência é um dos principais pontos de destaque para essa jornada. Preocupe-se em entender e ouvir o que o seu cliente espera da sua marca. “Empresas que investem em jornadas positivas com os clientes são sempre lembradas e se sobressaem em meio aos concorrentes”, afirma Tiago Serrano, CEO da SoluCX, empresa líder em pesquisa de satisfação e NPS.
Segundo ele, é fundamental pensar em todos os pontos de contato com o cliente. “Para isso, é importante se dedicar em toda a logística, desde o momento de compra até o pós, pensando em uma experiência completa. Além disso, marcas podem e devem inserir pesquisas de satisfação, com o intuito de ouvir e saber como são percebidas pelos seus clientes, com o foco em continuar aprimorando seus serviços”, destaca.
4. Construa uma grande rede de parceiros
Colaborações entre startups, pequenas e grandes empresas podem gerar resultados relevantes e causar um maior impacto positivo para o mercado, gerando notoriedade e trazendo credibilidade para as marcas.
“A partir do momento em que empresas se conectam com parceiros que estejam alinhadas ao seu objetivo de crescimento, elas ganham a oportunidade de melhorar a sua eficiência operacional, expandir suas ofertas de produtos e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes”, comenta Robson Privado, cofundador e Chief Growth Officer da MadeiraMadeira, principal plataforma online de móveis e decoração da América Latina.
5. Invista em conteúdos personalizados
Quando se trata de um público específico, um dos principais desafios é converter e fidelizar novos clientes. É essencial personalizar cada campanha de acordo com os interesses e comportamentos de cada audiência.
“Para isso, é fundamental contar com plataformas que utilizam dados comportamentais e preferências de maneira inteligente e segura, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para criar campanhas direcionadas que maximizem o impacto e a relevância para o público-alvo”, afirma Paulo Fernandes, diretor geral da Siprocal no Brasil, uma plataforma líder em growth e monetização de publicidade digital em múltiplos dispositivos.
6. Implemente programas de fidelidade
Implementar programas de fidelidade é uma ótima estratégia para manter a sua cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos da sua marca. “Ofereça recompensas que sejam verdadeiramente atraentes para o seu público-alvo e que possam ser customizadas de acordo com o interesse genuíno de cada cliente, como pontos de compras que podem ser trocados por itens escolhidos por ele, e não apenas por um item obrigatório”, recomenda destaca Yuri “Fly”, CEO fundador da Gamers Club, maior hub de soluções para esportes eletrônicos do Brasil.
Segundo ele, experiências exclusivas também são recompensas significativas para os consumidores. “Pensando no público gamer, o acesso antecipado a novos lançamentos de produtos ou até mesmo benefícios exclusivos em eventos pode ser um grande atrativo. Essas ações não apenas incentivam compras repetidas, como também fortalecem o senso de pertencimento, ajudando a construir um relacionamento de longo prazo com sua comunidade e criando um ciclo de engajamento positivo e duradouro”, destaca.
7. Aperfeiçoe sua ferramenta de busca
Os clientes desejam encontrar fácil e rapidamente o que procuram. Portanto, se faz necessário ter ferramentas de busca refinadas que possam entregar recomendações mais precisas e contextuais. A inteligência artificial pode auxiliar nesta tarefa.
“A IA não apenas sugere produtos específicos, mas também oferece uma variedade de opções relacionadas ao contexto fornecido. Ao adotar novas ferramentas, cria-se experiências de busca personalizadas e páginas de navegação dinâmicas, aumentando as chances de conversão”, afirma o CEO da Vinklo, Erik Santana.
8. Coloque o cliente no centro de sua estratégia
Para impulsionar as vendas, é essencial colocar o cliente no centro das estratégias, não importa o setor. “Todos temos que entender que a efetivação de uma venda acontece porque as expectativas e necessidades do cliente foram atendidas. O primeiro estágio é entender seus desafios, escutá-lo e definir como a empresa pode ajudá-lo a resolver um problema ou torná-lo mais eficiente no seu negócio. Fazendo isto, podemos desenvolver e oferecer um portfólio de produtos que tenham valor para ele”, explica Oswaldo Marques, diretor comercial da Baldan.
Contudo, conforme o especialista, é importante pensar mais além. “Estar tão perto do cliente, entender tão bem sua realidade, que sejamos capazes de antecipar alguma necessidade que ele mesmo ainda não imaginou ou externou, usando nossa expertise técnica para desenvolver um produto que irá ajudá-lo ainda mais”, sugere.
Dessa maneira, é possível fidelizar o cliente. “Se fazendo o primeiro estágio já temos uma boa chance de conquistá-lo, atingindo o segundo estágio nos tornaremos essencial para ele e o resultado disto chama-se fidelização. Precisamos ter em mente que um cliente satisfeito é aquele que enxerga em você um grande parceiro que entende o negócio dele e o ajuda a torná-lo mais sustentável e lucrativo“, explica.
Por Beatriz Magalhães
Empreendedorismo
5 profissões ligadas ao mundo infantil
Conheça carreiras que promovem o desenvolvimento, o aprendizado e o bem-estar das crianças
O universo infantil envolve uma ampla gama de profissionais que trabalham para apoiar o desenvolvimento, o bem-estar e o aprendizado das crianças. São especialistas dedicados a promover experiências enriquecedoras e seguras aos pequenos, cuidando de aspectos emocionais, cognitivos e físicos essenciais nessa fase da vida. A atuação desses trabalhadores vai além das técnicas: eles se tornam figuras de confiança e inspiração, ajudando a construir as bases para um futuro saudável e pleno.
A seguir, confira as profissões ligadas à infância:
1. Pedagogo
Responsável por orientar a educação das crianças, o pedagogo trabalha em escolas, creches e até em ambientes informais, elaborando atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e social. Com atenção especial às necessidades de cada faixa etária, ele utiliza métodos de ensino variados para tornar o aprendizado acessível e lúdico, apresentando aos pequenos as etapas futuras.
2. Psicólogo infantil
Essencial para o desenvolvimento emocional, o psicólogo infantil atua em consultórios, escolas e centros de apoio, oferecendo um espaço seguro para que a criança expresse sentimentos e resolva dificuldades psicológicas. Sua atuação é especialmente importante em fases de transição e desafios, ajudando a fortalecer a saúde mental desde a infância.
3. Fonoaudiólogo infantil
Com foco em melhorar a comunicação e as habilidades linguísticas, o fonoaudiólogo infantil avalia e trata crianças com dificuldades de fala, audição ou expressão. Sua abordagem inclui técnicas de fonética e jogos interativos, proporcionando uma evolução gradual na expressão e, em alguns casos, colaborando também com a alfabetização.
4. Terapeuta ocupacional infantil
Focado em crianças com necessidades específicas de desenvolvimento, o terapeuta ocupacional ajuda a melhorar habilidades motoras e comportamentais. Em sessões que envolvem brincadeiras e atividades funcionais, ele promove a independência nas tarefas do dia a dia e ajuda os pequenos a superar limitações motoras e sensoriais.
5. Professor de educação física infantil
Voltado para o desenvolvimento motor e a socialização, esse profissional trabalha nas escolas e em centros esportivos, promovendo atividades físicas que ajudam na coordenação, força e cooperação. Adaptando exercícios para diferentes idades, ele garante que as crianças pratiquem esportes de maneira segura e divertida.
Empreendedorismo
6 dicas para fazer compras seguras na Black Friday
Veja medidas que ajudam a evitar que você caia em golpes durante esta época do ano
Com a proximidade da Black Friday, o mercado e os consumidores já estão se preparando para as promoções e descontos característicos dessa época. A expectativa é que sejam movimentados R$ 7,6 bilhões em compras, faturamento 10% maior em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa realizada pela Haus.
No entanto, apesar de algumas ofertas serem realmente boas, é preciso ter cautela. O aumento nas compras online durante esse período cria um cenário atrativo aos golpistas, o que pode transformar a economia em prejuízo. Dados recentes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelam que 3 em cada 10 consumidores foram alvos de fraudes ou tentativas de golpes durante compras virtuais em 2024.
Denis Riviello, diretor de cibersegurança da CG One (empresa de tecnologia especializada em segurança da informação, proteção de redes e gerenciamento de riscos), reforça a importância de redobrar os cuidados ao fazer compras online nesse período. “É uma data atrativa, o consumidor fica ansioso pelas promoções, mas é preciso ter cautela e não agir por impulso para não cair na ‘Black Fraude’”, alerta.
Pensando nisso, o executivo lista 6 medidas de segurança que podem minimizar os riscos de cair em golpes online e garantir que as compras da Black Friday não acabem em prejuízo. Confira!
1. Proteção de dados pessoais
Divulgar informações pessoais na internet pode ser perigoso, pois alguns hábitos digitais podem expor seus dados sem que você perceba. Denis Riviello alerta sobre evitar salvar os números do cartão de crédito em dispositivos ou navegadores, mesmo que sejam considerados seguros. “Uma boa alternativa é usar cartões de crédito temporários, criados para compras específicas ou optar por pagamentos via PIX e outros métodos que não utilizem os dados fornecidos”, recomenda.
2. Desconfie de ofertas irresistíveis
Na Black Friday, é comum encontrar anúncios com grandes promoções, mas é essencial ter cautela com ofertas que parecem boas demais para serem verdade. O especialista destaca que aquelas exageradas podem ser usadas como iscas para atrair consumidores a sites falsos ou lojas duvidosas.
“Essas ofertas podem ser uma armadilha para roubar dados pessoais e financeiros do consumidor. Essa prática, chamada de engenharia social, explora o desejo de economizar para manipular as vítimas”, explica o profissional.
3. Procure sinais de autenticidade
Mesmo que alguns sites falsos pareçam legítimos, o especialista aponta que há formas de identificar fraudes. “O primeiro passo é verificar se o endereço do site começa com ‘https://’ e se há um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura”, orienta. Além disso, ele recomenda buscar informações sobre as lojas, como uma seção de “contato” ou “sobre nós”, algo comum em sites confiáveis.
4. Verifique a reputação da loja
Os sites de reclamações são grandes aliados na hora de checar a reputação de uma empresa e garantir que uma loja ou e-commerce seja confiável, verificando as avaliações e experiências de outros consumidores.
Denis Riviello sugere consultar diferentes fontes online para verificar o histórico da empresa. “Com essas informações, o consumidor pode optar por comprar apenas em empresas que tenham uma boa reputação e sejam confiáveis”, afirma.
5. Se atente aos e-mails
Os e-mails são uma das ferramentas mais utilizadas para aplicar golpes, já que são usados frequentemente para o envio de spam e tentativas de phishing. O especialista da CG One aconselha ficar atento ao domínio do remetente, a parte que aparece após o ‘@’. “Se o domínio for diferente do site oficial ou parecer genérico, é um indicativo de possível golpe”, alerta.
6. Proteção cibernética é essencial
Para aumentar sua proteção durante as compras, utilizar ferramentas como antivírus e manter todos os softwares atualizados é indispensável. Além disso, é recomendado dar preferência aos navegadores que detectam sites perigosos. “Alguns plugins podem bloquear anúncios suspeitos, aumentando a segurança. É importante pesquisar as extensões mais recomendadas para seu navegador e instalá-las”, finaliza Denis Riviello.
Por Juliana Oliveira
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