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AUTOMOB estreia na B3 como o maior grupo de concessionárias do País

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AUTOMOB estreia na B3 como o maior grupo de concessionárias do País
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Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a abertura do pregão da B3 contará com uma novidade. A data marca a estreia de negociação das ações da AUTOMOB, empresa da holding SIMPAR, que atua no segmento de concessionárias. Será a primeira companhia do setor listada na B3, se juntando às outras três empresas operacionais do grupo e a própria SIMPAR a ter ações negociadas dentro do Novo Mercado da B3

As ações da AUTOMOB passarão a ser negociadas sob o código AMOB3 e ficarão acessíveis para qualquer investidor. “A listagem significa um passo muito importante para nós”, diz Antonio Barreto, CEO da AUTOMOB.

A estreia na B3 é resultado de um movimento anunciado em setembro passado. Na ocasião, a SIMPAR, holding que controla empresas como JSL, MOVIDA e VAMOS, propôs um rearranjo societário que daria origem à AUTOMOB como está sendo apresentada agora aos potenciais acionistas

A mudança consistiu em um spinoff que separou os negócios de locação e de concessionárias da VAMOS. A vertical de varejo juntou-se à AUTOMOB, a rede de concessionárias de veículos leves da SIMPAR, para formar a nova empresa que agora será listada na bolsa. Segundo Barreto, a separação permite maior clareza para as teses de investimentos de cada um dos segmentos e facilita a modelagem de cada negócio.

Com a operação, a SIMPAR passa a deter 71,75% da nova empresa, enquanto os acionistas minoritários da VAMOS ficam com 25,40% e os demais acionistas da AUTOMOB com 2,85%. A mudança prevê ainda que os atuais acionistas da VAMOS recebam ações da nova companhia, distribuídas a partir de hoje.

Entre as mudanças implementadas para a estreia na B3 está a incorporação de dois membros independentes ao conselho de administração. São executivos de peso, como André Fehlauer, CEO da Livelo, e José Roberto Tambasco, ex-CEO dos negócios de varejo do Grupo Pão de Açúcar.

De acordo com Barreto, a listagem traz uma série de benefícios para a AUTOMOB. “Ela proporciona ganhos de governança, além da possibilidade de acesso ao capital que poderá contribuir com o crescimento da empresa”, diz. A nova empresa nasce como um negócio relevante, com R$ 13 bilhões de faturamento e cerca de 200 pontos de venda espalhados por mais de 60 cidades e 12 estados brasileiros.

Além disso, ela dará origem ao maior grupo de concessionárias do Brasil. São 35 marcas reunidas sob o mesmo guarda-chuva incluindo as autorizadas de carros, motos, caminhões, máquinas e equipamentos, incluindo as marcas Fendt, Komatsu, Valtra, entre outras.

A diversificação de marcas, de fato, é um dos trunfos da AUTOMOB. Por atuar em diferentes segmentos – de carros a máquinas agrícolas –, a empresa reduz riscos e fica menos exposta a ciclos econômicos adversos.

Outro diferencial da empresa diz respeito à chamada mesa de precificação e compra de veículos seminovos, um sistema ágil e integrado que amplia a possibilidade de fechamento de negócios. “Quanto mais você consegue comprar o seminovo, mais clientes você traz e mais veículos novos você vende”, diz Barreto. O sistema, amplamente adotado nas concessionárias de veículos leves da AUTOMOB, será expandido para segmento de pesados.

A trajetória da AUTOMOB é marcada pelo rápido crescimento. Desde 2021, a empresa fez sete aquisições, o que levou seu faturamento a saltar de R$ 700 milhões para R$ 10 bilhões desde então. Com a listagem, a empresa deverá ganhar fôlego para avançar ainda mais.

Apesar do crescimento, há espaço a ser explorado. “O mercado de concessionárias no Brasil é muito pulverizado e com altos índices de informalidade”, afirma Barreto. “Muitas vezes, são negócios familiares estabelecidos em pequenas cidades, com uma loja só. Diante deste cenário, as montadoras anseiam cada vez mais por grupos estruturados movidos por performance e entregas”.

O executivo completa que existem 4 mil concessionárias de veículos novos e pelo menos 40 mil de usados no país. É um universo gigantesco, pouco uniforme e que, a julgar pelos exemplos bem-sucedidos no exterior, tende a ser consolidado.


Nos Estados Unidos, várias empresas que atuam no ramo de concessionárias estão listadas na bolsa e seguem crescendo em ritmo veloz por meio principalmente de aquisições. São gigantes como Autonation e Lithia Group, com faturamento na casa dos US$ 30 bilhões cada uma.

Quais serão os próximos passos da AUTOMOB? Barreto diz que a escala, capilaridade e a vocação de servir do grupo são diferenciais relevantes para continuar sua estratégia de crescimento orgânico e por aquisições, além de ter um robusto plano de oferta de serviços diferenciados e exclusivos no segmento.

O mercado brasileiro, afinal, oferece ampla margem para expansão. Com a listagem na B3, a empresa pretende pisar ainda mais forte no acelerador.

Para mais informações, acesse a página da Automob e leia também o manifesto da Simpar.



Fonte: Neofeed

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Antigas minas se transformam em parques e centros culturais

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Antigas minas se transformam em parques e centros culturais
Tempo de Leitura:5 Minuto, 57 Segundo


No sopé da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é um dos cartões-postais de Belo Horizonte. Seus 2,4 milhões de metros quadrados (m²) de mata nativa abrigam uma grande variedade de fauna e flora. Não é raro avistar micos, gambás, esquilos e quatis circulando por entre bromélias, jequitibás e gabirobas.

Quem passeia pelos jardins projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx dificilmente imagina que bem ali funcionou, entre 1961 e 1979, uma mina de minério de ferro. A única lembrança do passado minerário do lugar está exposto em uma de suas praças: um antigo britador usado pela Ferrobel, empresa de economia mista, que tinha a prefeitura da cidade como seu principal acionista.

Inaugurado em 1982, o Parque das Mangabeiras serve de modelo para o encerramento ideal de um projeto mineral. A céu aberto ou subterrâneas, ao movimentar quantidades enormes de terra, as minas alteram drasticamente as paisagens das regiões onde estão instaladas. Terminada a exploração, a recuperação e reabilitação do ecossistema é tida hoje como uma dos pilares mais essenciais da mineração sustentável.

A quase mil quilômetros da capital mineira, em Curitiba, outro parque, o das Pedreiras, também serve de exemplo para a revitalização de áreas, um dia, exploradas pela indústria da mineração. Com 103 mil m², o lugar abriga o Espaço Cultural Paulo Leminski, o maior auditório ao ar livre da América Latina, e a Ópera de Arame, um dos centros de cultura mais importantes do Brasil.

Como o britador do parque mineiro, em Curitiba, um imenso paredão de pedra não deixa esquecer que, naquele local, a prefeitura operou uma pedreira que, ao longo de três décadas, forneceu material para as empresa de construção civil da cidade.

Os parques das Mangabeiras e das Pedreiras, no entanto, são exceção. Existem hoje, no país, 800 minas desativadas, sem qualquer projeto de recomposição ambiental, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Consideradas verdadeiras “bombas-relógios”, as minas abandonadas representam um enorme risco à saúde pública e ao meio ambiente. Em caso de rompimento de uma barragem de rejeitos, pode acontecer a contaminação de córregos, rios e lençóis freáticos. Sem tratamento, os resíduos ameaçam ainda a qualidade do solo.

Como esses lugares não contam com nenhum tipo de supervisão, com o tempo, suas estruturas ficam cada vez mais instáveis e podem colapsar de uma hora para outra.

As regras para o encerramento de um projeto minerário de forma segura e responsável estão esmiuçadas na resolução número 68, de 2021, da Agência Nacional de Mineração (ANM), ligada ao Ministério de Minas e Energia.

Por lei, todo trabalho de recuperação cabe às mineradoras, mesmo quando a área explorada foi arrendada, frisa Julio Nery, diretor de Sustentabilidade do Ibram, em entrevista ao NeoFeed.

E, entre as medidas exigidas, está a obrigatoriedade de apresentação do Plano de Fechamento de Mina (PMF) antes do início das atividades da mina — informações que devem ser revisadas e atualizadas ao longo de toda a exploração.

Devem constar do documento, além de alternativas viáveis para a desativação, as estimativas de gastos com a recuperação da área pós-mineração. Para que o plano realmente funcione, é essencial incluir as comunidades locais na discussão do que será feito da mina depois de seu fechamento.

Nem sempre as exigências são cumpridas. “Infelizmente temos maus exemplos, com casos em que as empresas quebraram e deixaram para o Estado tomar à frente”, diz Nery.

Uma solução seria cobrar uma garantia financeira das mineradoras já no momento de abertura da mina. “Uma espécie de seguro, garantindo sua recuperação, ao fim de sua vida útil. Mas ainda não adotamos essa prática no Brasil”, explica Hernani Mota de Lima, professor do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em conversa com o NeoFeed.

Como o governo federal não se movimentou nesse sentido, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à ANM que regulamente o provisionamento financeiro para o fechamento de minas no Brasil.

Antes de adotar a medida, a agência abriu uma consulta pública em seu site, em 25 de novembro, para receber sugestões para a proposta de regulamentação das garantias financeiras na execução dos fechamentos de forma adequada. O prazo para envio de sugestões vai até 22 de fevereiro de 2025.

Entre os pontos, estão a cobertura total das garantias em até 15 anos e a reavaliação do valor garantido a cada cinco anos.

Em Curitiba, o Parque das Pedreiras, onde está localizada a Ópera de Arame, abrigava uma mina que, por 30 anos, forneceu material para as empresas de construção civil da cidade

Um dos grandes entraves ao fechamento adequado dos projetos minerários no país é a falta de recursos e escassez de mão-de-obra técnica para uma fiscalização mais efetiva.

Esse dinheiro deveria vir da chamada Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), uma contraprestação paga pelas companhias mineradoras pelo uso econômico dos recursos minerais. Responsável pela fiscalização, a ANM tem direito a um orçamento anual correspondente a 7% do CFEM — algo em torno de R$ 400 milhões anuais.

Atualmente, porém, os repasses chegam a, no máximo, R$ 90 milhões, por causa de contingenciamentos de recursos federais. E a agência conta hoje com 680 funcionários para atender todo o Brasil, quando deveria ter pelo menos o triplo desse número.

Para minimizar parte desse problema, a ANM lançou, em 22 de novembro, edital de concurso público para contratação de 40 analistas administrativos e 180 especialistas em recursos minerais. A ideia é melhorar a eficiência na fiscalização das mineradoras.

Os países mais avançados tanto na legislação quanto no controle das exigências para o fechamento de minas são Estados Unidos, Austrália e Canadá. As mineradoras são obrigadas garantir o dinheiro a ser usado no fechamento de uma mina, antes de abri-la.

Finalizar um projeto de exploração mineral não é fácil — como também não é iniciá-lo. Mas o trabalho deve ser encarado pelas mineradoras como uma nova fase do projeto. Um dos desafios refere-se à topografia da região onde as minas estão instaladas, em geral, muito acidentadas, explica o diretor do Ibram.

“Há casos em que as empresas fazem acordos com donos das áreas para saber como querem receber o local. E tentam pelo menos deixar a área mais uniforme, para que possam usar, por exemplo, na agricultura”, diz o executivo.

Outro ponto de atenção é em relação à drenagem ácida. Um dos impactos ambientais mais graves da mineração, trata-se de uma solução aquosa e ácida, proveniente do contato de minerais sulfetados com a água, muito comum em minas de ouro e de cobre.

As escavações mais profundas, frequentemente, atingem o lençol freático. Enquanto a área está em uso, a água é bombeada para fora da cava. Do contrário, é impossível trabalhar. Uma vez encerradas as operações, deixada a seu próprio curso, a água acumula e pode contaminar os mananciais hídricos.

“Para evitar que isso aconteça, é preciso construir estruturas de barragens, de modo a fazer o tratamento do material, incluindo a impermeabilização do espaço”, explica Nery.

Os parques das Mangabeiras e das Pedreiras estão aí para mostrar que as minas desativadas podem ter um bom destino. Um fim social e ambientalmente responsável.





Fonte: Neofeed

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Por que o Cinquecento elétrico virou o pesadelo da Stellantis

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Tempo de Leitura:3 Minuto, 18 Segundo


A crise da Stellantis causada pelas baixas vendas do modelo elétrico Fiat 500e aprofundou o dilema vivido pela montadora desde a demissão do CEO Carlos Tavares, no início do mês.

O chefe da Stellantis Europa, Jean-Philippe Impparato, reuniu-se na terça-feira, 17 de dezembro, em Roma, com o ministro da Indústria da Itália, Adolfo Urso, e líderes sindicais para discutir medidas para aumentar a produção de carros da montadora no país.

Após o encontro, a Stellantis se comprometeu a investir € 2 bilhões na Itália no próximo ano e desenvolver um novo modelo popular. O plano também incluirá um número maior de modelos híbridos a serem fabricados na Itália.

Enquanto isso, a imprensa europeia repercutia uma promoção inédita de uma concessionária da Stellantis nos Estados Unidos que causou constrangimento aos italianos.

Preocupada com o encalhe de vendas do Fiat 500e nos EUA, uma concessionária de Aurora, no estado do Colorado, está anunciando uma promoção que prevê “aluguel de graça” do Cinquecento elétrico por 27 meses. Na verdade, os interessados terão de arcar com o pagamento de impostos e taxas, que totalizam US$ 62 por mês.

A oferta revela o fiasco de venda do Fiat 500e, um modelo compacto elétrico com apenas 400 unidades comercializadas nos EUA este ano. Suas características não se encaixaram no mar de modelos EV que estão inundando o mercado americano.

O 500e tem uma bateria de 42 quilowatts-hora que oferece até 240 quilômetros de alcance com uma carga. Seu preço inicial de venda, de US$ 34.095 (incluindo a taxa de destino de US$ 1.595) tampouco é competitivo – o tamanho pequeno e o alcance limitado do modelo o tornam perfeito para a condução urbana, mas também limitam seu público.

O contrato de arrendamento termina em 31 de dezembro e está disponível apenas para residentes no Colorado. Os locatários terão a opção de comprar o EV por US$ 17.388 assim que o contrato expirar.

Fiasco na Itália

As vendas baixas do modelo não se limitam aos EUA. A Stellantis tem lutado para vender a versão EV do popular modelo da Fiat desde o seu lançamento e, em setembro, a montadora – que tem em seu portfólio marcas globais como Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Jeep, Lancia, Maserati e Opel, além da Fiat – decidiu paralisar a produção do Fiat 500e na planta de Marinelo, concentrando-a em Turim.

As taxas de utilização da montadora é a mais baixa da Europa, de apenas 64%. Nos EUA, é ainda menor, de 52%. O fiasco de vendas do Fiat 500e ameaçou os 40 mil funcionários da Stellantis na Itália, o que levou os sindicatos do país a exigirem mudanças na montadora.

Enquanto as montadoras de toda a Europa estão lutando com a diminuição da demanda por veículos elétricos e o aumento da concorrência de fabricantes chineses como a BYD, a situação da Itália foi agravada pela decisão de Tavares de transferir a produção de alguns modelos da Stellantis para países de baixo custo, como a Polônia.

Na semana passada, a Stellantis anunciou uma parceria com a CATL, maior fabricante de baterias do mundo, para abrir uma fábrica à base de lítio avaliada em € 4,1 bilhões (pouco mais de R$ 26 bilhões) em Zaragoza, no nordeste da Espanha. O objetivo é acelerar a transição de montadora para veículos elétricos.

“Após a renúncia de Tavares, a atmosfera mudou, e o plano de hoje prova isso”, disse o ministro Urso, na coletiva de imprensa. De acordo com o plano anunciado, a Stellantis prevê uma produção italiana de 500.000 veículos em 2025 e um aumento de 50% em 2026, para cerca de 750.000 unidades.

A Stellantis anunciou ainda que começará a fabricar veículos em uma nova plataforma em suas instalações no sul da Itália, em Pomigliano. Por sua vez, o governo liderado pela primeira-ministra Giorgia Meloni disse que está pronto para gastar mais de € 1 bilhão para o setor em 2025.



Fonte: Neofeed

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Aposta arriscada? Tenda faz trade de recompra de ações com as próprias ações

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Tempo de Leitura:2 Minuto, 49 Segundo


Programas de recompra de ações costumam ser adotados por companhias que enxergam seus papéis como subavaliados pelo mercado. Já são mais de 100 em aberto atualmente, segundo levantamento do NeoFeed. Na Tenda, porém, a confiança no próprio desempenho vai além: diretores têm recorrido a empréstimos para financiar a aquisição de ações, em um movimento raro no mercado brasileiro.

As operações são realizadas por meio de derivativos, que o management da empresa descreve como “os mais simples possíveis”. Luiz Mauricio Garcia, CFO da Tenda, explicou durante o Tenda Day que os bancos compram as ações da empresa na bolsa e as carregam até uma data específica.

Tudo isso a um custo: o preço do empréstimo. O saldo final é a diferença entre o preço de compra e o de venda, subtraída a taxa do empréstimo. Se as ações subirem, mas o ganho for menor que a taxa, ou se caírem, a empresa registra prejuízo.

“A operação parte do princípio de que a direção da empresa avalia as ações como extremamente desvalorizadas, apesar do contexto macroeconômico desafiador”, afirma Garcia.

Na terça-feira, 17 de dezembro, a companhia anunciou em fato relevante que o Conselho de Administração autorizou a celebração de contratos de derivativos referenciados em 2,2 milhões de ações, com prazo máximo de liquidação em 12 meses.

“Nosso objetivo de longo prazo é trazer essas ações de volta para a companhia, conforme tenhamos lucro e uma reserva de capital robusta. Estou comprado na ação, mas, em vez de ter utilizado o caixa próprio, comprei usando um empréstimo do banco”, explicou o CFO.

Esta, no entanto, não foi a primeira vez que a Tenda adotou essa prática. Em abril do ano passado, a companhia autorizou uma operação semelhante, referenciada em até 4,5 milhões de ações, com prazo máximo de liquidação para outubro deste ano. Pouco depois, no mesmo mês, realizou outra operação com derivativos referenciados em até 3,05 milhões de ações, com liquidação até novembro de 2024.

“Entre colocar [a ação] para dentro e deixar fora, a diferença é só o spread do financiamento pago ao banco. Eu usaria a reserva de lucros da companhia, se fosse maior”, afirmou o CFO.

Desde então, as ações da Tenda mais que dobraram de preço, acumulando alta de 160% próximo aos prazos máximos de liquidação. Ainda assim, a companhia optou pela rolagem dos contratos de derivativos, feitos com XP e Santander, estendendo os prazos de liquidação para abril de 2026.

Com as três operações de derivativos em aberto, o volume pode chegar a 10,75 milhões de ações, cotadas hoje a R$ 13,61. Além disso, a Tenda tem um programa tradicional de recompra em aberto, que pode alcançar até 4,5 milhões de ações. No total, essas operações representam cerca de 12,4% de todo o volume de ações emitido pela companhia.

A expectativa da diretoria é que as ações em posse dos bancos comecem a ser internalizadas a partir do próximo ano, quando a Tenda projeta um lucro líquido entre R$ 360 milhões e R$ 380 milhões — bem acima do esperado para 2023.

De acordo com projeções do Santander, a companhia deve encerrar o ano com um lucro líquido de R$ 118 milhões, após acumular um resultado positivo de R$ 85,1 milhões nos três primeiros trimestres. No ano passado, a empresa registrou prejuízo de R$ 95,8 milhões.





Fonte: Neofeed

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